Vitor Roque tem menos minutos que demais atacantes do Barcelona e vira tema recorrente nos jornais

Joia brasileira ainda está longe de despontar como titular no Barcelona

Vitor Roque ainda não conseguiu se estabelecer como titular no Barcelona. Quase um mês após sua chegada, no início de janeiro, o jovem talento brasileiro continua buscando um espaço no elenco sob o comando de Xavi Hernández.

Nesta quarta-feira (24), às 17h30 (horário de Brasília), o atacante é uma das opções que o treinador pode escolher para enfrentar o Athletic Bilbao nas quartas de final da Copa do Rei.

Desde sua chegada, entre problemas físicos e atuações discretas, o camisa 19 acumula muito pouco tempo em campo, ficando atrás de seus concorrentes.

Com Raphinha lesionado, Xavi tem utilizado seis opções, e Roque só está à frente de Marc Guiu em minutos jogados, com 73 minutos divididos em quatro jogos, enquanto Guiu tem 61 minutos, mas começou a partida contra o Unionistas de Salamanca.

Na comparação com outros jogadores, o brasileiro está em grande desvantagem. Ferran Torres, Robert Lewandowski, João Félix e Lamine Yamal têm pelo menos o dobro de tempo em campo e contribuíram com gols ou assistências, enquanto o camisa 19 ainda busca seu momento de destaque.

Apesar disso, a imprensa espanhola mostra apoio ao jovem atacante do Athletico-PR. O catalão Sport expressa expectativa com a possibilidade de Vitor Roque ter mais tempo em campo contra o Athletic Bilbao. Na partida contra o Betis, ele jogou por 27 minutos, seu maior período desde sua chegada.

No entanto, nem mesmo essa estatística poupou o técnico Xavi Hernández de críticas no final de semana. O jornal AS chamou o treinador de “pé de chumbo”, expressão utilizada na Espanha quando há um cuidado excessivo em determinada situação.

Resta aguardar para ver se o treinador ouvirá a voz popular e se Vitor Roque conseguirá corresponder às expectativas depositadas sobre ele.