Substituição: Sai Luis Henrique, entra Jeffinho

Compare os números dos atacantes no Botafogo e no futebol francês

O atacante Luis Henrique, de 21 anos, não permanecerá no Botafogo em 2024. Em contrapartida, o clube acertou o retorno de Jeffinho, de 24 anos, que também atua pelo lado do campo. Os dois jogadores têm trajetórias parecidas: se destacaram com a camisa do Alvinegro, saíram para o futebol francês e retornaram ao time carioca por empréstimo. A seguir, o Lance! compara os números dos dois atletas ao longo da carreira.

PRIMEIRAS PASSAGENS PELO BOTAFOGO

Luis Henrique chegou ao Botafogo em 2018, vindo do Três Passos-RS, quando tinha apenas 17 anos. Pelos profissionais do Alvinegro, disputou 21 jogos entre 2019 e 2020, marcando dois gols e dando cinco assistências. O jovem atacante mostrou potencial e despertou interesse do Olympique de Marseille, da França, que contratou-o por oito milhões de euros em 2020 (cerca de R$39 milhões na cotação da época).

Jeffinho, por sua vez, chegou ao Botafogo em 2022, após se destacar com a camisa do Resende-RJ. O jovem, que na época tinha 22 anos, rapidamente se adaptou ao time da capital fluminense. Na passagem pelo Alvinegro, somou 26 jogos, dois gols e três assistências. No início de 2023, foi comprado pelo Lyon, da França, clube que também tem John Textor como dono, por dez milhões de euros (R$ 55,2 milhões na época).

FUTEBOL FRANCÊS

Luis Henrique ficou duas temporadas no Olympique de Marseille antes de retornar ao Botafogo por empréstimo. O brasileiro recebeu muitas oportunidades no futebol francês, mas não conseguiu ter tanto impacto imediato. Com a camisa da equipe, disputou 49 jogos, marcando um gol e dando seis assistências.

Jeffinho chegou ao Lyon no final da última temporada europeia. Desde então, disputou 21 jogos, marcou três gols e deu três assistências. Os números não impressionam, mas são naturais durante o período de adaptação de um jovem jogador ao futebol estrangeiro.

RETORNO AO BOTAFOGO

O Olympique de Marseille emprestou Luis Henrique ao Botafogo na segunda metade de 2022, e o atacante permaneceu no Alvinegro até o fim do ano passado. Na reta final de 2022, ele foi reserva de Jeffinho. Durante a segunda passagem (2022 e 2023), na qual alternou entre o banco e a equipe titular, o ex-Três Passos disputou 59 jogos, com seis gols e quatro assistências. O jogador retornou à equipe francesa e deve ser aproveitado na sequência da temporada europeia. Para o seu lugar, o Alvinegro já acertou a volta de Jeffinho por empréstimo.