Santos vai retirar transfer ban e pagará dívida à vista

Débito com o técnico Fabián Bustos, Peixe deve fazer pagamento todo de uma vez, para poder retirar punição imposta pela Fifa

O Santos decidiu liquidar à vista a dívida pendente com seu ex-treinador, Fabián Bustos, como parte de um esforço para reverter a proibição de transferências imposta pela FIFA. O valor total da dívida, originalmente estipulado em R$ 6 milhões, foi reduzido para R$ 4 milhões após recurso do Departamento Jurídico do clube ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). O Santos planeja efetuar o pagamento nos próximos dias.

Apesar da dificuldade financeira enfrentada pelo clube, que busca equilibrar suas finanças, o presidente Marcelo Teixeira tem liderado as negociações. Inicialmente, o Santos propôs um pagamento parcelado, porém, a oferta foi recusada pelo treinador.

A situação financeira delicada do Santos está diretamente relacionada ao impedimento de registrar o goleiro Gabriel Brazão devido à sanção da FIFA. A contratação do arqueiro visava reforçar a equipe, mas ele ainda não pôde ser inscrito no Paulistão, aguardando a resolução da questão. O clube, inclusive, não oficializou a chegada do jogador.

A passagem de Fabián Bustos pelo Santos compreendeu 28 partidas, resultando em oito vitórias, 12 empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 42%. A dívida em questão refere-se ao período entre sua demissão em julho de 2022 e o término do contrato no final de 2023, quando o Santos foi eliminado da Copa Sul-Americana e sofreu uma derrota por 4 a 0 para o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil.