Benzema se transferiu para o futebol árabe em 2023, durante a onda de movimentos para o Oriente Médio
O jornal “RMC Sport” noticiou nesta segunda-feira (22) que o Lyon expressou interesse no retorno de Karim Benzema. O centroavante, revelado pelo clube francês, atualmente joga no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
Entretanto, a concretização da operação será desafiadora. O contrato de Benzema com os Tigres estende-se até 2026, o que implica em um compromisso financeiro por parte do Lyon. O grupo Eagle, liderado por John Textor, que também é proprietário do Botafogo, mantém boas relações com a Arábia Saudita, mas os valores salariais que os franceses podem oferecer são inferiores ao montante recebido pelo jogador no Oriente Médio.
Ao longo da temporada 2023-24, os Leões foram proibidos de aumentar sua folha salarial devido a dificuldades financeiras. Uma entidade reguladora das finanças no futebol francês conduziu investigações e concluiu que não existiam garantias financeiras suficientes para suportar novos custos. Para viabilizar o retorno do ídolo, pode ser necessário realizar vendas de jogadores para compensar o possível montante despendido.
Karim, eleito Bola de Ouro em 2022, concordou com a transferência para o Al-Ittihad após deixar o Real Madrid, durante a onda de movimentos para o mundo árabe no último verão europeu. O financiamento proveniente do Fundo de Investimento Público local, visando à visibilidade para sediar a Copa do Mundo de 2034, também atraiu outros craques, como Cristiano Ronaldo, Neymar e Sadio Mané.
Benzema estreou pelos profissionais do Lyon em janeiro de 2005, vestindo a camisa do clube até junho de 2009. Jogando ao lado de brasileiros como Fred e Juninho Pernambucano, acumulou 148 aparições pela equipe principal, anotando 66 gols e providenciando 27 assistências, além de conquistar quatro vezes o Campeonato Francês.