Bastidores do ‘fico’ de James Rodríguez no São Paulo

Colombiano pediu desculpas para os jogadores, comissão técnica e diretoria, e busca um recomeço no Tricolor Paulista

Os bastidores do São Paulo agitaram-se nesta terça-feira (20) com a notícia de que James Rodríguez, menos de duas semanas após pedir para sair, solicitou permanecer no clube. Nesse processo, o meio-campista colombiano optou por se desculpar com todos os atletas, a comissão técnica e a diretoria do Tricolor.

A reconciliação teve influência significativa de Rafinha, capitão do time e líder no elenco, que foi um dos responsáveis pela chegada de James e também contribuiu para seu retorno ao grupo. O veterano organizou o encontro entre James Rodríguez, jogadores e comissão técnica para as desculpas do meio-campista.

Apesar do pedido para sair, a relação entre James e o restante do elenco sempre foi positiva. O meia demonstrou comprometimento nos treinamentos, não gerou um ambiente ruim no CT da Barra Funda e continuou sendo bem visto pelos companheiros.

“Ele pediu desculpas, quer jogar no São Paulo. Ele conversou com o treinador, pediu desculpas e a gente entendeu”, afirmou Muricy Ramalho, em live no canal dos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi.

No entanto, a recusa de James em viajar para Belo Horizonte para acompanhar a disputa da Supercopa Rei do Brasil, sabendo que não estaria na lista de relacionados, não foi bem recebida no plantel. Outros jogadores lesionados, como Rodrigo Nestor e Igor Vinícius, viajaram normalmente.

James Rodríguez e o São Paulo estavam em processo de rescisão amigável. O jogador estava disposto a não receber os meses não cumpridos de seu contrato, mas não abria mão dos valores que deveria ter recebido desde sua chegada, aproximadamente R$ 10 milhões.

O São Paulo optou por não inscrever o jogador no Campeonato Paulista, não considerando a possibilidade de sua permanência. Contudo, o pedido de James surpreendeu a diretoria, que enxergou uma oportunidade de manter um atleta de elite para a temporada.

James Rodríguez não pode ser inscrito no Estadual no momento, mas há a possibilidade no mata-mata, caso o São Paulo se classifique ou um jogador do elenco se lesione. Atualmente com 32 anos, James chegou ao São Paulo em meados de 2023, disputou 14 partidas, marcou um gol e deu três assistências. Apesar de ter feito parte do elenco campeão da Copa do Brasil no ano passado, ainda não entrou em campo na atual temporada.