Com menos três meses depois de assumir, Ex-atacante futebol inglês não suporta a série de derrotas do time na segundona inglesa
Wayne Rooney foi demitido pela diretoria do Birmingham, equipe da Segunda Divisão Inglesa, nesta terça-feira (2/1), pouco mais de dois meses após assumir o cargo. A decisão veio após a quinta derrota consecutiva do time na competição, em casa para o Leeds, por 3 a 0. Este resultado colocou a equipe na 20ª posição, muito próxima da zona de rebaixamento, em meio a 24 concorrentes.
Rooney assumiu o comando da equipe em outubro e, depois de um início discreto, viu o desempenho de sua equipe cair consideravelmente, saindo de uma posição intermediária na tabela para se envolver na luta contra o rebaixamento na Championship. Na última rodada antes do ano novo, a torcida já pressionava pela sua saída, e ele deixa o clube com uma campanha desfavorável: duas vitórias, quatro empates e nove derrotas.
“Nosso compromisso é fazer o que for necessário para trazer sucesso ao clube. Infelizmente, o tempo de Wayne não saiu como planejado. Portanto, decidimos seguir em uma direção diferente. A busca por um sucessor começa imediatamente”, afirmou Garry Cook, CEO do Birmingham.
Apesar de alguns problemas extracampo durante sua carreira de jogador, Rooney é considerado um dos maiores atacantes da história do futebol inglês, sendo um dos recordistas de gols e tendo uma destacada carreira no Manchester United (253 gols em 13 temporadas) e na seleção da Inglaterra (53 gols em 120 jogos). Como treinador, ele teve uma estreia bem-sucedida no Derby County (2021/2022) e uma passagem discreta pelo DC United (2022/2023), não levando a equipe aos playoffs.