Dupla uruguaia do Flamengo só jogaram juntos uma vez pela seleção em 2023

Arrascaeta e De La Cruz são companheiros na seleção uruguaia e a partir de 2024 no Rubro-Negro

Parceiro de Arrascaeta na seleção uruguaia, De La Cruz é a grande aposta do Flamengo para a temporada de 2024. O clube desembolsou cerca de 16 milhões de euros para contar com o jogador. No entanto, a parceria entre os dois uruguaios não tem sido tão evidente nas eliminatórias Sul-Americanas. Sob o comando de Marcelo Bielsa, Arrascaeta e De La Cruz jogaram juntos por apenas 30 minutos em 2023.

Desde a Copa do Mundo no Catar, a seleção uruguaia passa por uma reformulação e não convocou a dupla do Flamengo para os primeiros jogos de 2023. A federação optou pelo experiente técnico Marcelo Bielsa para liderar esse processo de renovação do elenco. Bielsa assumiu o cargo no meio do ano, e desde então, Arrascaeta, de 29 anos, e De La Cruz, de 26, têm desempenhado papéis distintos com a camisa Celeste.

Na primeira convocação de Bielsa, em junho, nenhum dos dois jogadores foi chamado para os amistosos contra Nicarágua e Cuba. Na rodada das eliminatórias, contra Chile e Equador, Arrascaeta estava lesionado, e De La Cruz recebeu uma nova oportunidade. Com o retorno do camisa 14 em outubro, a dupla foi novamente convocada para os jogos contra Colômbia, Brasil, Argentina e Bolívia.

Nos últimos quatro jogos da seleção uruguaia, os meio-campistas do Flamengo jogaram juntos apenas 30 minutos dos 360 possíveis. Nesse período, De La Cruz tem atuado como meio-campista central, ou o popular ‘camisa 10’. Ou seja, Bielsa optou por utilizá-lo ao lado de dois volantes: Valverde (Real Madrid) e Ugarte (PSG).

Em 2023, Arrascaeta participou de apenas dois jogos com a seleção uruguaia, ambos sob o comando de Bielsa. A única vez que o camisa 14 do Flamengo jogou simultaneamente com De La Cruz foi no empate contra a Colômbia, em outubro. Nessa ocasião, Arrascaeta atuou apenas nos 30 minutos finais, desempenhando um papel pelos lados do campo, uma função que raramente desempenha no Flamengo.

Com a chegada de De La Cruz ao Flamengo, Tite será responsável por montar a equipe, que ainda conta com Gerson no meio-campo. O treinador rubro-negro ainda não deu pistas de como pretende escalar o time para 2024. Apesar de não ser a preferência de Bielsa no Uruguai, Arrascaeta e De La Cruz podem atuar juntos de várias maneiras.

No River Plate, o uruguaio já desempenhou quase todas as funções no meio-campo, podendo ser segundo volante, meia pelos lados ou meia central. Tite encerrou a temporada utilizando Gerson mais recuado, ao lado de Pulgar, e Arrascaeta como um ‘camisa 10’. Nesse caso, De La Cruz poderia jogar na direita, onde não há um titular claro. No final do Brasileirão, Luiz Araújo e Bruno Henrique disputaram essa vaga.

O Flamengo tem a reapresentação do elenco marcada para 8 de janeiro no Ninho do Urubu, para iniciar a pré-temporada. Entre os dias 18 e 30, o elenco viajará para os Estados Unidos, onde a equipe tem alguns amistosos agendados para finalizar a preparação para a temporada. Nessas partidas, será possível ver como Tite está planejando a equipe e se Arrascaeta e De La Cruz serão titulares em 2024.