Diretoria do Botafogo, goleiro e o Santos já têm acordo, mas Valladolid precisa rescindir com John para negociação ser finalizada
O sucessor de Lucas Perri no gol do Botafogo pode ser John. O goleiro, atualmente no Real Valladolid até junho, e vinculado ao Santos, está a um passo de reforçar o time alvinegro. A SAF já acertou os termos salariais com o jogador e o Santos, que receberá uma compensação financeira, indicando a possibilidade de liberação do atleta.
A confiança na transferência é alimentada pelo fato de John ser reserva no Valladolid, clube gerido por Ronaldo Fenômeno, e o time espanhol já sinalizou que não deve criar obstáculos à negociação. Contudo, a conclusão do acordo depende, principalmente, da contratação de um novo goleiro durante a janela de transferências de meio de temporada na Europa.
Com 27 anos, John foi titular do Santos em 2020, contribuindo para a campanha que levou o clube à final da Libertadores. No entanto, devido a uma queda de desempenho, perdeu a posição para João Paulo e posteriormente jogou pelo Internacional. Mais uma vez, viu um concorrente assumir seu posto ao longo de 2023, desta vez o uruguaio Sergio Rochet.
Após passagem pelo futebol espanhol, onde não teve uma sequência, o goleiro despertou o interesse do Botafogo, que iniciou os contatos há cerca de um ano. Curiosamente, John compartilha o nome com o proprietário da SAF, John Textor, mas é natural de Diadema-SP, seu nome de batismo é John Victor Maciel Furtado.
Antes de definir a contratação de John, o Botafogo considerou outros goleiros, como Santos do Flamengo, João Paulo do Santos, Aldair Quintana do Atlético Nacional-COL e Facundo Cambeses do Banfield-ARG.